Roni César Andrade de Araújo pesquisa sobre a construção da identidade nacional a partir da política de aprisionamento de Lorde Cochrane, no Maranhão pós-1823

sexta-feira, 2 de julho de 2021.
Perfil
Fundação Biblioteca nacional, FBN, pesquisador, perfil, PNAP
Roni César Andrade de Araújo, pesquisador e bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional, desenvolve pesquisa sobre a construção da identidade nacional a partir da política de aprisionamento de Lorde Cochrane, no Maranhão pós-1823.

cobertura-7658-roni-cesar-andrade-araujo-pesquisa-sobre..jpg

Roni César Andrade de Araújo, pesquisador e bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.
Roni César Andrade de Araújo, pesquisador e bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.

O presente projeto visa a estudar a tensão pela definição do “ser brasileiro” e “ser português”, no Maranhão pós-1823, a partir dos conflitos envolvendo a política de apresamento de embarcações adotadas por Lorde Cochrane. Tomando por base as informações registradas em jornais publicados no Rio de Janeiro no ano de 1824, e em documentos manuscritos que circularam entre Rio de Janeiro e Maranhão, buscar-se-á, a partir da análise do caso específico do apresamento da embarcação chamada Pombinha, estabelecer um diálogo entre os aspectos legais da reclamação de Cochrane, que ele considerava seu direito às “boas presas”, e o direito à propriedade de cidadãos cuja identidade nacional ainda estava por ser definida.

Assim, a pesquisa terá como ponto central a análise das edições dos jornais A Estrela Brasileira, Semanário Mercantil e Diário do Rio de Janeiro, que, no ano de 1824 estiveram envolvidos diretamente na discussão em torno do aprisionamento da embarcação Pombinha. Vale ressaltar que as edições desses jornais se encontram preservadas, digitalizadas e disponíveis para a pesquisa, no portal da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, sem o qual não seria possível avançar nesta discussão, que se mostra tão importante para a compreensão do processo de formação da identidade nacional Brasileira no contexto da independência do Brasil.

Roni César Andrade de Araújo é graduado em História pela Universidade Estadual do Maranhão e especialista em História do Maranhão também pela Universidade Estadual do Maranhão, mestre em História pela Universidade Federal da Paraíba, e doutor em História Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. É Professor Adjunto 3, do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, Campus Grajaú. Com pesquisas principalmente nas áreas de História do Brasil e Maranhão Oitocentista, de História Política e de História e Imprensa, é membro do Núcleo de Estudos do Maranhão Oitocentista – NEMO e líder do grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Pesquisa do Maranhão Imperial.

 

Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/3385761843086352