200 anos da Independência | Ações da Biblioteca Nacional

sexta-feira, 3 de setembro de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, 200 da Independência
A Fundação Biblioteca Nacional conta com uma série de ações voltadas às comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Além das exposições sobre o reino do Brasil 1808-1818 – A criação do reino do Brasil, que já havia acontecido em 2018, e D. Maria I de Portugal e do Brasil: elos de uma mesma corrente, lançada digitalmente no início de 2021, outros projetos marcantes mobilizam a mais importante instituição de memória do Brasil, como a série de lives 200 da Independência, transmitida ao vivo pelo canal da Fundação Biblioteca Nacional no YouTube.

A série 200 da Independência da Biblioteca Nacional leva ao público temas, personagens, acervos e reflexões sobre a Independência do Brasil de 1822. Os diálogos acontecem com convidados especialistas nos assuntos a fim de envolver o público leitor, estudantes, pesquisadores e a sociedade como um todo sobre temas marcantes da formação e afirmação do Brasil enquanto nação independente no século XIX.

Em 2020, foram 9 episódios da série, atingindo quase 9 mil visualizações, e junto das outras 27 inserções de vídeo do último ano, a Biblioteca Nacional atingiu até agora quase 30 mil visualizações.

A série dos 200 da Independência compreende, em 2021, 12 episódios até dezembro. Para 2022, a programação continua, e a instituição ainda prevê outros Seminários e a publicação de coletâneas resultantes da série.

A 6ª Jornada de Pesquisadores de 2020, que contou com 53 participantes de diversas instituições nacionais e internacionais, centenas de inscritos e mais de 6 mil visualizações, teve como tema principal os 200 anos da Independência, recebendo a professora Lúcia Bastos (UERJ) como conferencistas de abertura.

Uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Editoração da BN prepara um Guia de Fontes da Independência, obra que pretende marcar a importância do acervo da BN para a história brasileira relativa à sua formação.

Nota-se ainda a prioridade que foi dada ao Bicentenário da Independência no edital anual de pesquisadores (Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - PNAP) da Biblioteca Nacional, tanto na edição 2020 como na atual, de 2021, destacando como área prioritária na aquisição de novos pesquisadores. Dos dez bolsistas do PNAP-2020, quatro produzem pesquisas voltadas à Independência.

Dentre os resultados dessas pesquisas, além de artigos científicos e livros publicados, os pesquisadores proferem cursos e oficinas relativos aos seus temas.

Destaca-se também a produção de Dossiês Digitais temáticos, hospedados na BNDigital. A previsão é que entre 2021 e o início de 2022 sejam lançados os Dossiês digitais sobre José Bonifácio e acerca dos Panfletos da Independência.

Com a chegada de recursos, uma série de publicações devem ganhar o selo dos 200 anos, como já vem ocorrendo. Em 2019, foi relançada a biografia do padre José Maurício e, este ano (2021), foi o lançamento do livro de Márcia Taborda, O violão na corte imperial, que retrata a importância desse instrumento desde os anos de formação do Brasil independente. Em 2022, os dois números dos Anais da Biblioteca Nacional, uma das publicações correntes mais antigas do país, terão como tema especial o Bicentenário. A equipe de editoração prepara ainda o Guia do Viajante no Rio de Janeiro, reedição com notas de um dos primeiros guias de turismo do Brasil, escrito por Alfredo do Valle Cabral. Soma-se ainda, na esteira das publicações da BN, uma obra inédita sobre o Conde da Barca, de Cecília Costa Junqueira. Pretende-se ainda relançar um livro de coletânea de documentos que foi marcante na comemoração do Centenário da Independência em 1922: Documentos para a História da Independência do Brasil, lançado em 1923 o primeiro volume, e o segundo nunca publicado.

No mesmo ritmo de preparação, o Centro de Pesquisa e Editoração (CPE) divulgou o Calendário de 2021, com a lista dos encontros da série de lives e demais ações deste centro, com especial atenção às comemorações do Bicentenário. Parte dos Minicursos e Oficinas estão relacionados ao tema, bem como alguns Lançamentos da BN e parte das mesas da 7a Jornada de Pesquisadores.

A Coordenadoria de Promoção e Difusão Cultural (CCD), que promove a parte técnica das LIVES, também prepara, dentre outras surpresas, uma exposição virtual para comemorar os 200 anos da Independência, a ser inaugurada no mês de dezembro: A cena da Independência no acervo da Biblioteca Nacional.

Coordenado pelo CCD, o Projeto Resgate Barão do Rio Branco, programa de cooperação arquivística internacional, também dará a sua contribuição nas ações da BN para o Bicentenário. A fim de contribuir para a comemoração dos 200 anos de nossa emancipação política, um dos instrumentos de pesquisa a serem desenvolvidos e disponibilizados à sociedade civil e aos pesquisadores terá por escopo o levantamento dos documentos referentes ao processo de Independência, presentes no acervo já integrado ao Projeto.

O perfil da BN nas Redes Sociais também vem divulgando conteúdo acerca dos 200 anos de Independência. Desde 2020, textos relacionados a personagens, temas, eventos e reflexões sobre o Bicentenário da Independência do Brasil são divulgados nas Redes Sociais da Fundação Biblioteca Nacional. O texto base fica armazenado na seção "Artigos" da BNDigital, no formato de texto simples, rápido e de fácil acesso, com farta documentação e imagem. O resumo ou chamada do texto é veiculado nas redes sociais com uma imagem.

Tudo isso ainda é pouco diante da magnitude da Independência para o Brasil. A Biblioteca Nacional é a instituição cultural mais importante para essa consolidação, e guardião de grande parte dessa memória, por isso cabe apontar que há muito chão pela frente, muita coisa a se fazer.

Para conferir:

 

Exposições Virtuais

1808, 1818. A construção do Reino do Brasil

http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/1808-1818-a-construcao-do-reino-do...

D. Maria I. Portugal e o Brasil: elos de uma mesma corrente

http://bndigital.bn.gov.br/exposicoes/d-maria-i-portugal-e-o-brasil-elos...

Artigos da BNDigital: produções originais em que uma das categorias de destaque é o Bicentenário da Independência

http://bndigital.bn.gov.br/artigos/

Série “200 da Independência”

https://www.bn.gov.br/200-independencia-serie-lives

Publicações da BN: edições e reedições voltadas aos 200 anos da Independência

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes

José Maurício Nunes Garcia: biografia, Cleofe Person de Mattos

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/jose-mauricio-nunes-garcia-biografia

O violão na corte imperial - 2ª edição revisada, Marcia Taborda

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/violao-corte-imperial-2a-edic...

Programa Nacional de Apoio à Pesquisa – pesquisas relacionadas ao tema da Independência do Brasil

Iconografia do sesquicentenário da independência na exposição “Independência do Brasil (1822-1972)” – Biblioteca Nacional (1972), por Fernando Seliprandy Fernandes

https://www.bn.gov.br/producao/documentos/iconografia-sesquicentenario-i...

O teatro da modernidade: o papel das artes na Exposição do Centenário da Independência (1922-3) a partir do acervo da Biblioteca Nacional, por Danielle Crepaldi Carvalho

https://www.bn.gov.br/producao/documentos/teatro-modernidade-papel-artes...

“As propriedades do partido inimigo inquestionavelmente sujeitas à condenação”: A política de aprisionamento de Lorde Cochrane no Maranhão e o caso da embarcação Pombinha, por Roni César Andrade de Araújo

https://www.bn.gov.br/producao/documentos/propriedades-partido-inimigo-i...

Abençoado por Deus e bonito por natureza: a representação de ambientes tropicais na formação e consolidação do estado nacional brasileiro (1808-1922), por Bruno Rangel Capilé de Souza

https://www.bn.gov.br/producao/documentos/abencoado-por-deus-bonito-por-...

Webinar “Viajantes e imigrantes de língua alemã: o Brasil a seus olhos”, 1 e 2 de julho - parte das apresentações dialogou com o tema da Independência

https://www.bn.gov.br/viajantes-imigrantes-lingua-alema-brasil-seus-olhos

Jornada de Pesquisadores da Biblioteca Nacional - a 6a edição foi especial para os 200 anos da Independência e a 7a contará com duas mesas temáticas

https://www.bn.gov.br/jornada-pesquisadores

Calendário do CPE - ações para o ano de 2021 e demais eventos, com foco nos 200 anos da Independência do Brasil

https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/diversos/2020/0722-...