200 anos da Independência | Cooperação Técnica entre FBN, FAPERJ e SECTI (Gov. do Estado do RJ)

quarta-feira, 15 de setembro de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) mantém parcerias e ações de cooperação com instituições diversas para troca de conhecimento, promoção de pesquisa e de boas práticas de organização, gestão, conservação, preservação e valorização do acervo, definindo projetos comuns que fortaleçam, nos âmbitos nacional e internacional, a missão e o papel da instituição.

Na última terça-feira (14/09), a FBN firmou um Acordo de Cooperação Técnica inédito com a FAPERJ e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O Acordo prevê o lançamento de um Edital especial para o Bicentenário da Independência do Brasil, que terá a Biblioteca Nacional como instrução base. Serão até 3 milhões de reais investidos nesse edital de pesquisa histórica.
Para o Presidente da FBN, Rafael Nogueira, "faz todo sentido que a casa de cultura mais antiga do Brasil e o Estado que abrigou o centro decisório mais duradouro da nossa história tomem a dianteira quanto ao financiamento da pesquisa sobre a Independência do Brasil."
"Vinda com D. João e adquirida mediante pagamento de alto preço por D. Pedro I, além de ter tido seu primeiro Diretor-Geral, no período do Brasil independente, nomeado por José Bonifácio, a Biblioteca Nacional guarda tesouros documentais ainda não examinados pela historiografia e que merecem ser desenterrados para o bem da ciência e do Brasil", ressaltou Nogueira.
De acordo com o Dr. Serginho, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro,  e o Presidente da FAPERJ, Jerson Lima da Silva, o resultado desse acordo será um legado para as próximas gerações.
O acordo marca a sinergia institucional entre as partes, perpassada pela atuação do prof. Edgard Leite (SECTI) e do coordenador-geral do CPE, Luiz Carlos Ramiro Jr. no desenvolvimento do processo. O reconhecimento da Biblioteca Nacional como lugar de produção de pesquisa demonstra a sensibilidade e a grandiosidade da FAPERJ enquanto uma das mais importantes patrocinadoras de pesquisa do país.
A cerimônia ocorreu na mesa de reuniões da Presidência da Biblioteca Nacional, e contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Serginho, o Presidente da FAPERJ, Jerson Lima da Silva, o Subsecretário de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, prof. Edgard Leite, o Coordenador-Geral de Pesquisa de Editoração da BN, Luiz Carlos Ramiro, o assistente de Gabinete da BN, Daniel Fernandes, além dos demais integrantes das equipes da BN e do Estado do RJ.

A rádio Roquette-Pinto (94,1 FM), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, marcou presença e realizou a cobertura do evento.