Seminários do CPE | Proposta de Pesquisa: Percepções e críticas sobre a transformação do Rio de Janeiro, da saída da capital à fusão de 1975

segunda-feira, 20 de setembro de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, Seminários do CPE
Capitalidade no Brasil foi tema de proposta de pesquisa apresentado na 6a edição dos Seminários do CPE, que aconteceu na sexta-feira, 17 de setembro de 2021, às 16 horas.

Coordenador-Geral do Centro de Pesquisa e Editoração, Luiz Carlos Ramiro Jr., apresentou proposta de pesquisa sobre a noção de capitalidade no Brasil, através do acervo da Hemeroteca Digital Brasileira da Biblioteca Nacional. Participaram como comentadores os professores Christian Edward Cyril Lynch (IESP-UERJ e FCRB) e Igor Abdalla Medina de Souza (Itamaraty).

O trabalho centrado na área do Pensamento Político Brasileiro pretende dar sequência a estudos sobre a crise do Rio de Janeiro e o federalismo no Brasil, como publicado no livro "Rio 2o Distrito Federal: diagnóstico da crise estadual e defesa da federalização" (Ed. Jaguatirica, 2021), onde enfatizou questões relativas à Segurança Pública.

Para a proposta apresentada no ciclo do CPE a pesquisa se volta à percepção das notícias acerca da mudança da capital e a construção de Brasília nos anos 1950, passando pelo período da dupla capitalidade oficiosa entre 1960 e 1974, e, a fusão da Guanabara com o antigo estado do Rio de Janeiro, em 1975. Além do olhar panorâmico sobre as transformações políticas no Brasil e no Rio de Janeiro nesse período, o estudo encara como agentes políticos, partidos, intelectuais e demais vozes da opinião pública refletiram sobre o tema da capitalidade, através da mobilização de termos como “mudança da capital”, “capital/capitalidade”, “fusão” e a seleção de intérpretes e instituições daquele momento capazes de expressar os significados desses acontecimentos políticos.

A próxima sessão dos Seminários do CPE será em 09 de novembro com apresentação de Raquel Ferreira França (CCSL-FBN).

 

Luiz Carlos Ramiro Jr., Coordenador-Geral do Centro de Pesquisa e Editoração da FBN.