200 da Independência | Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional: agendas e pesquisas sobre o Bicentenário da Independência

sexta-feira, 8 de outubro de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, 200 da Independência
Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional, as maiores e mais importantes instituições de proteção e guarda de acervos documentais e bibliográficos reunidas para uma ocasião ímpar: ações e projetos institucionais voltados ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022).

No último 07 de Setembro a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) apresentou em seu portal uma matéria com as principais ações institucionais voltadas aos 200 da Independência do Brasil, e na semana seguinte fortaleceu ainda mais sua agenda através do Acordo de Cooperação firmado com a SECTI (Gov. do Estado do Rio de Janeiro) e FAPERJ voltadas à promoção de pesquisas para o Bicentenário da Independência, que resultou na publicação de um Edital de Pesquisa, ver detalhes em http://www.faperj.br/?id=4316.2.3

Esse intuito de unir instituições, prática contumaz da Biblioteca Nacional, será marcado através de uma ocasião particular, junto ao Arquivo Nacional (AN), com um episódio conjunto no circuito de lives dos “200 da Independência”. Na ocasião, sob a moderação de João Carlos Nara (CCD-FBN), enquanto Luiz Carlos Ramiro Jr. (CPE-FBN) discorrerá sobre projetos e trabalhos da FBN, Renata Willian Santos do Vale representará o AN. Para conferir a agenda dessas e outras transmissões, em geral com a marca do Bicentenário, confira o Calendário 2021 do Centro de Pesquisa e Editoração da FBN: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2021/08/pesquisa-editoracao-calendario-2021-cpe-fbn

A participação do Arquivo Nacional na série dos “200 da Independência” da BN

O Arquivo Nacional, instituição criada em 1838, preparou um calendário de eventos e lançamentos para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, com atividades entre setembro de 2021 e setembro de 2022. Uma das entregas virtuais será uma seção dedicada ao Bicentenário no novo portal institucional Temas do Brasil Oitocentista, sobre o período imperial brasileiro, compreendido entre 1822 e 1889, a partir de manuscritos, impressos, mapas, desenhos, gravuras, fotografias e obras raras de 380 diferentes acervos custodiados na instituição.  

Serão apresentados importantes trabalhos já realizados sobre a temática para difusão do acervo do Arquivo Nacional: a exposição virtual O Rio do Morro ao Mar, a Série Especial Independência, no portal de estudos do Brasil Republicano, o portal temático O Arquivo Nacional e a História Luso-Brasileira, entre outros. 

Destaca-se ainda as diversas formas possíveis de pesquisa que o usuário pode realizar através do Sistema de Informações do Arquivo Nacional (SIAN) nos fundos relacionados ao tema: da Comissão Executiva da Exposição do Centenário da Independência do Brasil, da Família Ferrez, por exemplo.  

 

A Fundação Biblioteca Nacional convida para mais um episódio da série “200 da Independência”.

Quarta-feira, 13 de outubro de 2021, às 16h.

Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional: agendas e pesquisas sobre o Bicentenário da Independência      

Por Luiz Carlos Ramiro Jr. (CPE-FBN) e Renata William Santos do Vale (AN)

 

Luiz Carlos Ramiro Junior é Coordenador-Geral do Centro de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional e atuou como professor no Tecnólogo em Segurança Pública e Social, UFF/CEDERJ. Coautor do livro "Rio, 2o Distrito Federal. Diagnóstico da crise estadual e defesa da federalização", junto com Christian Lynch e Igor Abdalla Medina de Souza (Ed. Jaguatirica, 2021) e de "A Questão Religiosa. Liberalismo e catolicismo na política brasileira do século XIX" (Ed. Jaguatirica, 2021), dentre outras publicações. Bacharel em Ciências Sociais (UFRJ) e Direito (UFF), com intercâmbio na Universidade de Paris X - Nanterre. Mestre e Doutor em Ciência Política (IESP-UERJ). Foi Professor Substituto na UFRJ, de curso de Especialização na Fiocruz e para o bacharelado em Direito da UNEMAT – Universidade Estadual de Mato Grosso. Foi pesquisador-visitante no Max-Planck-Institut für europäische Rechtsgeschichte, em Frankfurt am Main, na área de História do Direito. Desenvolve pesquisas em temas relacionados ao Pensamento Político Brasileiro, Segurança Pública, Igreja e religião no Brasil.

Renata William Santos do Vale é servidora do Arquivo Nacional, onde atua como pesquisadora da Coordenação de Pesquisa, Educação e Difusão do Acervo da instituição. É Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, com apoio do CNPq. Tem mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003) e graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2000), bacharelado e licenciatura. Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História do Brasil, no período colonial e principalmente no Império e século XIX.

 

Acesse o canal da FBN no Youtube para acompanhar esse e outros eventos:

www.youtube.com/c/FundacaoBibliotecaNacional

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal