Lançamentos da BN | De Musas e Sereias: a presença dos seres que cantam a poesia

quarta-feira, 13 de outubro de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, Lançamentos da BN
A Biblioteca Nacional lança mais um título inédito para leitura e download, a versão digital do livro “De Musas e Sereias: a presença dos seres que cantam a poesia", de Leonardo Davino de Oliveira.

O trabalho é fruto de pesquisa do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) e produção editorial do Centro de Pesquisa e Editoração (CPE-FBN).

A obra visita o espaço em que poetas ouvem suas musas e oferecem aos leitores a audição dos cantos das sereias. Arriscando sobre o impreciso e provisório, o autor avisa, de início, que assume a cartografia proposta por Leyla Perrone Moisés para a leitura de Macunaíma.

Tal remissão, entretanto, não implicou em subordinação ou facilidade: fez-se como desafio próprio. Nada de aproximações determinadas pela presença das palavras “sereia” ou “musa”. A questão estava no elemento perturbador e sedutor: o caráter sirênico dos versos. A busca pela nacionalidade original das Musas e Sereias realizou-se em duas etapas: identidade e entidade. Antropofágico, macunaímico, não se furta ao percurso entre mitos greco-romanos, cristãos e africanos, transformando, fusionando e subvertendo.

De Musas e Sereias... é um livro de poesia brasileira lida na perspectiva de uma erudição consistente e contemporânea. O autor, talvez imerso em tantos versos e seduzido pelos ensinamentos de Hesíodo, ensaie um poema em que as rimas se revelem num canto caudaloso e úmido, ao modo da epígrafe de Nuno Ramos, como se fossem narradas em um ensaio teórico.

O livro completo está disponível na página de Publicações para acesso on-line:

https://www.bn.gov.br/producao/publicacoes/musas-sereias-presenca-seres-que-cantam-poesia

Leonardo Davino de Oliveira, nascido em Itabaiana (PB), em 26 de novembro de 1978, um domingo, é professor do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Iniciou sua formação na Universidade Federal da Paraíba, em 2006, para depois completá-la no Rio de Janeiro, cursando especialização, mestrado e doutorado na UERJ. Lidera o grupo de pesquisa Poesia como interface de outras linguagens, inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Integra os grupos de pesquisa Estudos de Palavra Cantada (UFRJ), Poesia Brasileira Contemporânea (UFPB) e Vida, arte, literatura: bioescritas (UERJ). É autor do blog Lendo Canção (lendocancao. blogspot.com). Tem artigos e ensaios publicados em livros e revistas especializadas. Entre 2008 e 2010, assinou uma coluna quinzenal no Caderno de Cultura do jornal A União, de João Pessoa, Paraíba. É autor do livro Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso (2012); participou na organização dos livros Palavra cantada: estudos transdisciplinares (2014), Conversas sobre literatura em tempos de crise (2017), Bioescritas/biopoéticas: pensamento em trânsito (2018) e Poesia Contemporânea: crítica e transdisciplinaridade (2018). O livro publicado agora é fruto de seu período como bolsista do Programa Nacional de Apoio a Pesquisadores Residentes, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2014/2015.

 

Fundação Biblioteca Nacional

Secretaria Especial da Cultura

Ministério do Turismo

Governo Federal