Pesquisa | FAPERJ divulga resultado de edital realizado em parceria com a FBN

terça-feira, 23 de novembro de 2021.
Notícia
Fundação Biblioteca nacional, FBN, FAPERJ
A FAPERJ divulgou na última quinta-feira, 18 de novembro, o resultado dos três editais inéditos – destinados ao fomento de projetos de editoração, audiovisual, eventos e pesquisa – no âmbito das comemorações de duas importantes efemérides que transcorrerão em 2022: o Bicentenário da Independência do Brasil e o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

Os projetos submetidos ao Edital n. 34/2021 da FAPERJ, fruto do acordo de cooperação com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), preconizam a utilização do acervo da BN. O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Rafael Nogueira, destacou o caráter inédito do acordo: “O Edital de Apoio a Projetos no Âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, realizado pela FAPERJ, como fruto da cooperação com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro (SECTI) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN), expressa pelo menos três qualidades: a atenção dessas instituições para a comemoração que deve ser a mais importante do país no século; a própria singularidade dessa cooperação, que congrega pesquisa, cultura, diferentes entes federados e um interesse comum pelo Rio de Janeiro e pelo Brasil; e, a preocupação com a produção de conhecimento e pesquisas inovadoras a respeito da Independência do Brasil, tendo como base principal o acervo da Biblioteca Nacional."

De acordo com o subsecretário da SECTI, Edgar Leite, deve-se considerar o Bicentenário da Independência do Brasil como um momento especial para pensar as origens da nossa nacionalidade. "Os projetos financiados pela FAPERJ, a partir do acervo da Biblioteca Nacional, introduzirão novos elementos na reflexão sobre o que somos, rediscutindo nossos instantes fundadores".

O presidente da FAPERJ, Jerson Lima Silva, ainda ressaltou que será uma oportunidade única para se pensar as duas efemérides de forma conjunta. “Tanto o Bicentenário da Independência quanto o Centenário da Semana de Arte Moderna são essenciais na construção da identidade e da memória do Brasil. Podemos dizer que os dois são marcos fundamentais para a nossa construção enquanto nação independente e soberana a nível internacional”, ponderou.

As propostas oriundas de servidores da Biblioteca Nacional são as seguintes:

    - João Carlos Nara Jr. (CCD) - Identificação e exposição dos documentos históricos relativos ao processo de Independência do Brasil contidos no acervo do Projeto Resgate Barão do Rio Branco

    - Raquel França dos Santos Ferreira (CCSL) - O Passado em Caleidoscópio: contribuições das versões quadrinizadas da Independência do Brasil, para as comemorações do seu Sesquicentenário e Bicentenário

    - Luiz Carlos Ramiro Junior (CPE) - A Independência do Brasil e a capitalidade nacional no Rio de Janeiro

    - Iuri Azevedo Lapa e Silva (CPE) - O testemunho de livros e papéis de José Bonifácio: do retiro filosófico às estantes da Biblioteca Nacional

    - Irineu Eduardo Jones Corrêa (CPE) - A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade no acervo da Biblioteca Nacional - 1808 a 1930.

*Projeto com participação de servidora da FBN na equipe (Lia Ramos Jordão - CPE): - Márcia de Almeida Gonçalves (UERJ) - Januário da Cunha Barbosa: pensamento e ação política no processo de independência do Brasil (1808-1824)

Confira as listas dos contemplados abaixo:  

Resultado: http://www.faperj.br/downloads/Resultado_Apoio_a_Projetos_no_%C3%A2mbito_do_Bicenten%C3%A1rio_da_Independ%C3%AAncia_do_Brasil_Edital_34.pdf

Para saber mais: http://www.faperj.br/?id=4378.2.2