Marcelo Campos Hazan pesquisa as modinhas e lundus de Cândido Inácio da Silva (ca. 1800-1838)

terça-feira, 8 de março de 2022.
Perfil
Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Perfil do Pesquisador, PNAP
O projeto intitulado “As canções integrais de Cândido Inácio da Silva (ca. 1830-1838): edição hipertexto” é desenvolvido por Marcelo Campos Hazan sob o auspício do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional. A pesquisa realizada pelo musicólogo utiliza fontes disponíveis através da plataforma Biblioteca Nacional Digital.

cobertura-8667-marcelo-campos-hazan-pesquisa-modinhas-lundus.1800-1838.jpg

Marcelo Campos Hazan, pesquisador e bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.
Marcelo Campos Hazan, pesquisador e bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.

O projeto consiste da publicação on-line, em formato hipertexto, das canções completas de Cândido Inácio da Silva (ca. 1800-1838), o mais célebre compositor brasileiro de modinhas e lundus. Concebida no limite entre e a música erudita e a popular, essa produção, constituída de treze peças para canto e piano, jamais havia sido objeto de um trabalho sistemático e resgatada integralmente em edição moderna. A proposta de uma edição hipertexto, virtualmente inédita no âmbito da musicologia brasileira, oferece vantagens consideráveis. Antes de tudo, o meio digital viabiliza a publicação conjunta da partitura editada e da respectiva fonte para cada peça, sem o ônus do formato impresso. Além disso, a tecnologia hipertexto permite com que fonte e edição sejam cotejadas com a conveniência de um mero clique do mouse, seja em janelas paralelas, seja alternadamente. Com idêntica facilidade podem ser acessados os comentários editoriais e mesmo recursos externos tais como vídeos e áudios de execuções musicais. Por fim, o formato digital possibilita a retroinformação dos usuários, propiciando uma interatividade permanentemente conducente ao aprimoramento e a reflexão.

Seja em momentos de introspecção, seja por ocasião dos célebres saraus, em que a música conjugava-se com a dança, conversação e outras formas cultas de convívio social, nenhuma dama que prezasse sua pertença à boa sociedade oitocentista desconhecia as canções de Cândido Inácio da Silva. A edição desse fascinante repertório semierudito assenta-se em fontes musicais pertencentes, sobretudo, à coleção “Império” da Divisão de Música e Arquivo Sonoro. Complementarmente, Marcelo pesquisa as circunstâncias biográficas desse compositor, com base em periódicos da hemeroteca integrada ao banco Biblioteca Nacional Digital.

Marcelo Campos Hazan é doutor em Musicologia Histórica pela Universidade Católica da América, de Washington, DC. Sua tese sobre a obra religiosa de Francisco Manuel da Silva (1795-1865) foi defendida “com distinção” em 1999, sob a orientação de Robert Stevenson e Emma Garmendia. Previamente ao apoio da Fundação Biblioteca Nacional, Marcelo recebeu bolsas da Organização dos Estados Americanos, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Fundação Vitae, Fundação Vontobel da Suíça e Associação Americana de Musicologia (Fundo Thomas Hampson). Além disso, foi um dos três finalistas no Prêmio Irving J. Lowens da Sociedade Americana de Musicologia (Capital Chapter), em 1997; menção honrosa no Prêmio Samuel Claro Valdés de Musicologia Latino-Americana, em 2008; e segundo colocado (com Antonio Campos Monteiro Neto) no Prêmio Otto Mayer-Serra, nesta mesma especialidade, em 2021. Em 1999, foi nomeado professor designado na Universidade Estadual de Minas Gerais e, em 2001, professor visitante na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo participado de importantes projetos relacionados ao resgate e divulgação da música colonial luso-americana, entre eles Acervo da Música Brasileira e Acervo Musical do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro. Seus artigos foram publicados em Inter-American Music Review, Revista Brasileira de Música e Grove Music Online, e apresentados no Congresso da Sociedade Internacional de Musicologia e Encontro da Sociedade Americana de Musicologia, entre muitos outros eventos internacionais. Após um período como professor adjunto no Departamento de Música da Universidade de Columbia de Nova York e pesquisador visitante no Instituto de Estudos Latino-Americanos desta, atualmente é professor adjunto de Estudos Latino-Americanos na Universidade da Carolina do Sul.

 

Currículo Lattes de Marcelo Campos Hazan – http://lattes.cnpq.br/5790878284459057

Perfil em Academia.edu:

https://artsandsciences-sc.academia.edu/MarceloCamposHazan

Participação em Projetos:

Patrimônio Arquivístico-Musical Mineiro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Patrim%C3%B4nio_Arquiv%C3%ADstico-Musical_Mineiro

Acervo Cleofe Person de Mattos

http://acpm.com.br/

Acervo Musical do Cabido Metropolitano do Rio de Janeiro

http://acmerj.com.br/

Acervo da Música Brasileira / Restauração e Difusão de Partituras

https://pt.wikipedia.org/wiki/Acervo_da_M%C3%BAsica_Brasileira

Marcelo Campos Hazan, pesquisador e bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional.