BN recebe representante do Consulado do México

terça-feira, 7 de junho de 2022.
Notícia
Fundação Biblioteca Nacional, FBN

Entre os assuntos discutidos em reunião realizada no Gabinete da Presidência da Fundação Biblioteca Nacional foram a parceria para a capacitação de agentes em língua espanhola

A Fundação Biblioteca Nacional recebeu na última quinta-feira (02/06) a visita da cônsul Adjunta do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro, Ana Luísa Vallejo, acompanhada por Nathália da Silva Rezende, Assistente de Relações Internacionais Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ)

Há um ano e meio na cidade, a Cônsul veio em busca de oportunidades para possíveis colaborações pós-pandemia e de uma exequível parceria para a capacitação de agentes em língua espanhola para um curso sobre arquivologia. O curso será sobre o manejo de acervos.

Para o diretor-executivo João Carlos Nara, há espaço para a cooperação ser ampliada. “Há muitas outras possibilidades”, disse Nara, que aproveitou para mencionar o PROJETO RESGATE, que atualmente se encontra em fase de mapeamento da América Latina e, certamente, o México é um lugar de interesse para sua ampliação.

Luiz Carlos Ramiro Jr., presidente da BN, lembrou da importância da Fundação Biblioteca Nacional, como referência local, quiçá mundial em algumas frentes internas, como digitalização e restauro, lembrou do seu papel também de instituição de ensino.

Novamente, como sugestão, João Nara abordou o Programa de Tradução. Foram mencionados números relativos às bolsas conferidas pela FBN às editoras mexicanas, que poderiam participar mais ativamente do programa.

A Cônsul mencionou interesse em divulgar os escritores mexicanos no Brasil e, concordando que era uma aproximação oportuna, foram mencionados alguns eventos que poderiam ser organizados: exposições, palestras, apresentações com os próprios autores mexicanos e ou estudiosos capacitados para tal.

Dentro das possibilidades disponíveis, Luiz Ramiro aventou possibilidades de coedições e demais parcerias editoriais que porventura viessem a fortalecer as relações com o México e alguns temas foram levantados: como o impacto da Independência brasileira no México; ou das repercussões da primeira Constituição Social do Mundo para o povo mexicano; entre outros.

Para saber mais sobre o Projeto Resgate:

http://bndigital.bn.gov.br/dossies/projeto-resgate-barao-do-rio-branco/

Para saber mais sobre o edital de Coedição sem ônus da Biblioteca Nacional:

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/06/tirando-duvidas-edital-c...