Escritoras Silenciadas - livro fruto da coedição entre a FBN e a Macabéa Edições - recebe prêmio da UBE

quinta-feira, 9 de junho de 2022.
Notícia
Fundação Biblioteca Nacional, FBN

Editado em parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, o livro “Escritoras silenciadas”, fruto da pesquisa da professora e pesquisadora, Anna Faedrich, sobre as escritoras Narcisa Amália, Julia Lopes de Almeida e Albertina Bertha, foi premiado pela União Brasileira de Escritores. Para a FBN esse é mais um resultado bem-sucedido do Edital de Coedição da Fundação Biblioteca Nacional, neste caso com a Macabéa.

Anna Faedrich explora a vida e a obra dessas três escritoras, mostrando como foram figuras importantes em sua época (na passagem do século XIX para o XX), e que, mesmo assim, sofreram com o apagamento sistemático de suas obras. O livro procura resgatar, portanto,  (novos) nomes de escritoras mulheres do século XIX e início do século XX, que publicaram livros de literatura e atuaram na imprensa periódica, contribuindo, assim, para a elaboração de uma História da Literatura Brasileira, em que os perfis femininos (e suas produções) recebam espaço de análise e de consideração, bem como a permanência na tradição literária brasileira.

A partir de pesquisa em jornais e revistas, as histórias de Narcisa Amália, Julia Lopes de Almeida e Albertina Bertha são resgatadas, confirmando como essas três mulheres foram participativas no circuito literário e eram importantes nomes da literatura brasileira.

O livro já se encontra em pré-venda no site da editora:

https://www.macabeaedicoes.com/pagina-de-produto/escritoras-silenciadas-...

Anna Faedrich Martins foi bolsista residente da FBN em 2014:

https://www.bn.gov.br/producao/documentos/escritoras-silenciadas-pela-hi...

Saiba mais sobre o edital de coedição da FBN no link:

https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2020/06/tirando-duvidas-edital-c...