Cônsul dos EUA visita a FBN

quinta-feira, 14 de julho de 2022.
Notícia
Fundação Biblioteca Nacional, FBN

Nesta sexta-feira última, dia 08, a cônsul dos Estados Unidos, Sra. Jacqueline Ward fez uma visita à sede da Fundação Biblioteca Nacional a convite da presidência e da direção da instituição. Também compareceram à visita o Sr. Paul Losch, diretor do escritório da Library of Congress; o Sr. Paco Perez, chefe do setor de Diplomacia Pública; o Sr. Igor Fazano, bibliotecário-chefe da Seção de Aquisições da Library of Congress e a Sra. Carla Maia, bibliotecária da Seção de Catalogação daquela mesma instituição.

Durante a conversa, o Sr. Fernando Berçot, do Centro de Cooperação e Difusão da BN expôs o funcionamento do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. Trata-se de um esforço da BN para promover a cultura e literatura brasileira para outros idiomas, financiando e aceitando propostas de editoras estrangeiras, e, ainda oferecendo bolsa tradução. O programa existe desde 1991. Foi presenteado à cônsul um exemplar de uma tradução que foi fruto do programa: “The Black President: The Clash of Races” (tradução do único romance adulto de Monteiro Lobato “O Presidente Negro, o Choque das Raças”).

Ainda sobre programas que poderiam interessar aos convidados, falou-se do Projeto Resgate Barão do Rio Branco, programa que, de maneira informal e embrionária, remonta ao século XIX, mas que institucionalmente veio a ganhar corpo em 1983. O programa é uma cooperação internacional com o intuito de partilhar documentos sobre o Brasil presentes em arquivos no estrangeiro, sobretudo de nossa história antes da Independência. Leia mais sobre o Projeto Resgate Barão do Rio Branco no link: http://bndigital.bn.gov.br/dossies/projeto-resgate-barao-do-rio-branco/)

Falou-se ainda da live promovida pela FBN em 2021 sobre a coleção Brazilian popular groups editada pela Library of Congress, doada pela LoC à FBN, que aborda grupos populares de nosso país durante o regime militar brasileiro (1964-1985), e que foi tema de pesquisa de uma servidora da casa, dra. Rafaella Bettamio, tendo virado livro de recente lançamento (História de uma Coleção Invisível: Narrativas e Liminaridade da Coleção Brazil's Popular Groups da Library of Congress).

2021. Os convidados americanos revelaram a intenção de fazer algo para revitalizar a praça XV de Novembro, ajudando assim a na intenção de revitalizar o centro do Rio de Janeiro.

O encontro encerrou nesse mesmo tom cordial com a troca de livros entre as instituições, sendo as publicações americanas estudos sobre aspectos da vida nacional brasileira.