Aniversário de Vinicius de Moraes

A Série Documentos Literários, colaboração da Divisão de Manuscritos, lembra o aniversário de nascimento de Vinícius de Moraes. Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes (o segundo nome foi aportuguesado para “Vinicius” quando tinha nove anos) nasceu a 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, cidade à qual seu trabalho e sua memória estão ligados de forma permanente.
Capa do livro Arca de Noé, de Vinicius de Moraes.
Documentos Literários, manuscritos

Em 1922, quando São Paulo efervescia com a Semana de Arte Moderna, Vinicius já escrevia seus primeiros versos; formou um grupo musical com amigos do Colégio Santo Inácio, do qual faziam parte seus primeiros parceiros de composição, Paulo e Haroldo Tapajós, e aos 19 anos entrou na Faculdade de Direito. Seu primeiro livro de poemas, “O Caminho para a Distância”, foi publicado em 1933.

No final da mesma década, Vinicius, elogiado por Manuel Bandeira e Mário de Andrade, já tinha seu nome consolidado no panorama literário brasileiro. De fato, embora tenha atuado como jornalista e crítico cinematográfico, e seguido brevemente a carreira diplomática entre 1946 e 1968 -- quando foi compulsoriamente aposentado pelo Ato Institucional n. 5 --, Vinicius de Moraes jamais deixou de escrever, passando pelo teatro, pelo cinema, pela prosa, mas se considerando acima de tudo poeta. Teve inúmeros parceiros como letrista, destacando-se Tom Jobim, Chico Buarque, Carlos Lyra e principalmente Antonio Pecci Filho, o Toquinho, com quem formou uma dupla que rendeu mais de 100 canções e cerca de 1000 espetáculos. A parceria de onze anos se encerrou apenas com a morte de Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro, no dia 9 de julho de 1980.

Entre letras de música, poemas e peças teatrais – com destaque para Orfeu da Conceição, de 1954 –, Vinicius de Moraes deixou uma vasta obra, editada e reeditada ao longo de décadas. Uma das editoras a publicar seus livros foi a José Olympio, cujos projetos gráficos estão na coleção do mesmo nome, integrante do Acervo de Manuscritos. Três deles, referentes a capas de alguns dos mais famosos livros de Vinicius, ilustram esta publicação.

Capa do livro Arca de Noé, de Vinicius de Moraes.
Capa do livro Para viver um grande amor, de Vinicius de Moraes.
Capa do livro Para uma menina com uma flor, de Vinicius de Moraes.