A Coleção Carolina Maria de Jesus da Biblioteca Nacional

sexta-feira, 3 de abril de 2020.
Notícia
carolina maria de jesus, Fundação Biblioteca nacional, coleção
Carolina Maria de Jesus foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil. Ela viveu grande parte de sua vida na favela do Canindé, em São Paulo, e trabalhou como catadora de papéis para sustentar seus três filhos.

cobertura-6273-colecao-carolina-maria-jesus-biblioteca.jpeg

Carolina Maria de Jesus - Fonte: Arquivo Nacional
Carolina Maria de Jesus - Fonte: Arquivo Nacional

Começou a registrar o cotidiano da favela em cadernos que encontrava, que somaram mais de 20. Um destes cadernos, um diário que havia começado em 1955, deu origem a seu livro mais famoso, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960. Viveu entre 1914 e 1977.

A Coleção Carolina Maria de Jesus da Biblioteca Nacional é composta por 14 cadernos, 22 fotos e 10 microfilmes custodiados nas Divisões de Manuscritos e Iconografia. Os cadernos escritos entre 1955 e 1959 compõe registro inéditos da vida de Carolina Maria de Jesus - poemas, provérbios, correspondência, romances, peças teatrais, partituras musicais, recortes de periódicos, ensaios, além dos diários que serviram de base para publicação de Quarto de Despejo.

Na BN Digital está o Caderno nº 11 que registra as memórias da escritora de 04 de dezembro de 1958 a 19 de dezembro de 1958.

Acesse