45 autores serão eleitos “construtores da literatura carioca” nos 450 anos do Rio

segunda-feira, 6 de julho de 2015.
Notícia
450 anos do Rio de Janeiro, literatura, Rio de Janeiro
No âmbito das celebrações do 450º aniversário do Rio de janeiro, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Academia Carioca de Letras (ACL) lançam o projeto “Construtores da Literatura Carioca nos 450 Anos”.

cobertura-1499-45-autores-serao-eleitos-construtores.jpg

Marca especial pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
Marca especial pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Serão eleitos 45 dos principais autores – de todos os gêneros literários e já falecidos – que, nascidos ou não na cidade, “construíram” a literatura carioca. A seleção será feita por uma Comissão Mista, integrada pelos 40 membros da Academia Carioca de Letras (ACL); pelos presidentes de importantes instituições cariocas – a saber, Academia Brasileira de Letras (ABL), União Brasileira de Escritores (UBE-RJ), Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL), Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e Pen Clube –; e por um júri de 40 personalidades convidadas pela presidência da FBN, em conjunto com a ACL.

Cada integrante da Comissão Mista irá selecionar seus dez autores preferidos, de gêneros literários como romance, poesia, ensaio, conto e crônica, entre outras referências, podendo indicar um ou mais nomes em cada gênero.  

Os 45 autores mais votados terão seus nomes registrados em atos oficiais expedidos pelas instituições parceiras do projeto, enquanto os dez primeiros serão tema de mesas redondas ou conferências a serem realizadas no auditório Machado de Assis da FBN, ao longo do segundo semestre de 2015.

A lista dos nomes eleitos será divulgada no próximo dia 6 de julho, às 16 horas, na FBN, em solenidade que contará com a presença dos presidentes da Biblioteca Nacional e da Academia Carioca de Letras, Myriam Lewin e Ricardo Cravo Albin e do Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero.