Educação musical antes e depois de Villa-Lobos e os registros sonoros de uma época

Dezembro, 2008
Renato de Sousa Porto Gilioli
Pesquisa
Música, Educação musical, bolsista doutor/mestre, Villa-Lobos

Bolsista Nível 1 - Doutorado/Mestrado

Até 1971, a modalidade de educação musical de maior destaque no Brasil foi o canto orfeônico. Essa prática foi iniciada de modo sistemático nas escolas brasileiras do Estado de São Paulo, no fim da primeira década do século XX, tendo havido experiências pontuais anteriores. Alcançou seu apogeu com Villa-Lobos nos anos 1930-40 e demonstrou Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - FBN/MinC 7 sinais de decadência na década de 1960, sobretudo com a LDB de 1961. Além de ter marcado presença histórica nas escolas e ter sido responsável pela realização de apresentações públicas, algumas monumentais, o movimento orfeônico brasileiro produziu registros sonoros em disco (acetatos e LPs) que podem ser encontrados na Divisão de Música e Arquivo Sonoro da Biblioteca Nacional (BN). A análise destes registros sonoros é o objeto de investigação da presente pesquisa. No entanto, para isso, é necessário resgatar os fundamentos conceituais e históricos do desenvolvimento da prática orfeônica em geral e no Brasil do século XX, um campo de estudos que só recentemente tem recebido atenção sistemática de investigações científicas de diversas áreas do conhecimento, como história da educação, artes e lingüística.

A proposta desta obra é, portanto, ampliar a compreensão do orfeonismo no Brasil para além da análise dos manuais didáticos e das legislações a respeito, mas sem deixar de utilizar essas fontes de pesquisa para a devida contextualização desse movimento desde o século XIX. Por fim, considerando o debate atual sobre educação musical, também serão feitas considerações de caráter geral sobre as características das práticas de educação musical posteriores a 1971, oferecendo um panorama necessário para fundamentar a compreensão do debate e das perspectivas para a educação musical na atualidade. Nesse sentido, o acervo sonoro da Biblioteca que abriga repertório orfeônico é capaz de suscitar um manancial de reflexões, pois com ele passa-se de uma reflexão que se situa no campo dos projetos, das intenções e das ideologias para o das efetivas realizações práticas e suas repercussões simbólicas e teóricas até o presente

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