Escrever e ler história: saber o mundo dialogando com ele

Dezembro, 2008
Ana Lúcia Lana Nemi e Paulo de Vincentis
Pesquisa
Leitura, História, bolsista doutor/mestre

Bolsista Nível 1 - Doutorado/Mestrado

Segundo dados levantados pelo Ministério da Cultura, cada brasileiro lê em média 1,8 livros por ano; 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população; o preço médio do livro de leitura corrente é de R$ 25,00 – elevadíssimo quando se compara com a renda do brasileiro nas classes C/D/E; dos cerca de 600 municípios brasileiros quenunca receberam biblioteca, 440 ficam no Nordeste e apenas dois no Sudeste. Tais dados, portanto, demonstram que livros, revistas, jornais não fazem, ou não podem fazer, parte do cotidiano da maioria da população brasileira que, à margem da produção cultural escrita, está impossibilitada de desenvolver plenamente sua cidadania.

Nesse contexto, o Programa Mais Cultura, instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto nº 6.226 ( 1 ), de 04 de outubro de 2007, tem por finalidade “democratizar o acesso a bens e serviços culturais” ( 2 ) para todas as camadas da população, “prioritariamente (nas regiões) com índices significativos de violência, baixa escolaridade e outros indicadores de baixo desenvolvimento” ( 3 ) e, a alínea X, do Artigo 2º enfatiza a necessidade de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita ( 4 ).

Assim, sob responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional, foram adotadas ações para implantação, modernização e atualização do acervo de bibliotecas públicas, além de programas específicos para disponibilizar serviços de biblioteca às populações que vivem em regiões de difícil acesso, transportando livros no lombo de jegues ou em canoas, por exemplo.

Com o intuito de dar suporte à escolha de títulos, na área de ciências humanas, a serem adquiridos pela FBN, foi desenvolvido o projeto Escrever e ler história: saber o mundo dialogando com ele: durante o segundo semestre de 2008 e primeiro de 2009, um grupo de graduandos em História, da Universidade Federal de São Paulo, orientados pela Profª. Drª. Ana Lúcia Lana Nemi e pela Profª. Drª. Susana Ventura, dedicou-se à pesquisa, leitura e elaboração de resenhas para auxiliar a FBN a selecionar as obras que irão equipar as bibliotecas públicas do país, tendo em perspectiva a diversidade de público a ser atendida, a possibilidade de uso didático dessas obras e também despertar o interesse e o gosto pela leitura, tendo a história – do Brasil e do mundo – como instrumento catalisador desse processo, considerando-se que a história registra a trajetória do homem no tempo e no espaço, permitindo observar as transformações ocorridas tanto nos indivíduos quanto nas Programa Nacional de Apoio à Pesquisa - FBN/MinC4 sociedades e dando embasamento para a compreensão do presente.

Tendo por desafio levar a história ao encontro do cidadão de qualquer região do país, respeitando suas particularidades e despertando interesse pela leitura e pela escrita, ao projeto
Escrever e ler história: saber o mundo dialogando com ele agregaram-se eixos temáticos de forma a aumentar as possibilidades de atingir seus objetivos, bem como sistematizar a pesquisa de títulos. Sob essas premissas, narrativas de viajantes, biografias de personagens da história, temas da atualidade, construção da cidadania e visões gerais da história foram os temas priorizados e sobre os quais se construiu a base do projeto.

Dessa forma, as narrativas de viajantes apresentam ao leitor o país tal como foi visto por estrangeiros, notadamente europeus, em momentos distintos da história do país, do período colonial à República; as biografias de personagens ilustres da história possibilitam aprofundar o conhecimento sobre a alma de pessoas que, por representarem ou terem ligação com o poder, foram exigidas a superar suas limitações humanas; os temas da atualidade – globalização, terrorismo, drogas, entre eles – estabelecem uma ponte de diálogo entre passado e presente porque suas origens são históricas; a construção da cidadania é um assunto que começou a ganhar destaque na sociedade brasileira a partir da redemocratização do Brasil, após o fim do regime militar e também vai de encontro aos objetivos do programa Mais Cultura; no tema visões gerais da história, a finalidade é apresentar eventos específicos – a revolução industrial, a revolução francesa – e seu diálogo com o mundo atual.

Neste artigo, além de se expor as linhas gerais do projeto Escrever e ler história: saber o mundo dialogando com ele pretende-se também justificar as escolhas dos eixos temáticos e a relevância das obras selecionadas para compor os acervos das bibliotecas públicas a serem beneficiadas pelo programa Mais Cultura.

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