O livro como obra-de-arte: Critérios teóricos para conservação de obras raras

Janeiro, 2008
Christiana Arruda Lee da Rocha
Pesquisa
Livro, Conservação, Obras raras

Este trabalho é resultado de um ano de pesquisa e tem como objetivo discutir os critérios que servem como modelo para restauração e conservação de livros antigos, partindo do pressuposto que esses objetos podem ser considerados bens culturais e, como tais, devem ser preservados para futuras gerações como memória das diferentes culturas.

Iniciada a pesquisa, foi necessário buscar referências bibliográficas que tratassem de assuntos relativos à conservação de livros, em especial livros raros. Foram investigados temas como a história do livro e da civilização moderna e técnicas de restauração, entre outros.

Contudo, no que se refere às teorias de restauração, pouca ênfase era dada à conservação de livros. Fala-se sobre a necessidade de preservar edifícios históricos e de sua importância para a civilização; da conservação de pinturas, que reproduzem hábitos de determinadas épocas; da grandiosidade das esculturas. A preservação de livros antigos raramente é mencionada, mesmo em textos que tratam da história do livro, da escrita ou da encadernação.

AnexoTamanho
PDF icon christianarocha.pdf1.13 MB