Profusão de Luzes: os concertos nos clubes musicais e no Conservatório de Música do Império

Novembro, 2007
Janaina Girotto da Silva
Pesquisa
Música, Império, bolsista mestre, concerto

Bolsista Mestra

Este relatório é o resultado de uma pesquisa ligada ao Programa de Apoio a Pesquisa financiada pela Fundação Biblioteca Nacional. O objetivo primordial do trabalho foi investigar o modus operandi dos concertos promovidos pelas sociedades musicais privadas e pelo Conservatório de Música na cidade do Rio de Janeiro. Procurando conhecer as particularidades de cada instituição e a forma como construíram sua identidade institucional através principalmente de seu repertório, colaborando cada uma para a construção de um conjunto de similaridades que dariam à cidade do rio de Janeiro uma possível identidade musical. O trabalho foi elaborado tendo como base fontes do acervo da Fundação Biblioteca Nacional e especificamente a Divisão de Música e Arquivo Sonoro.

A música como tema de estudo não é uma novidade no Brasil. Ainda no século XIX foi alvo de crônicas e estudos historiográficos por diversos autores, por vezes memorialistas que se propuseram a reconstruir a memória da música no Brasil. O crescente interessa pela vida musica brasileira possui diversos capítulos e caminhos, o mais trilhado a princípio foi à música erudita. Esses estudos foram realizados ainda sob a influência de uma historiografia que privilegiava a cultura letrada ou da alta cultura, o monopólio da fala da história da música, assim como, da História do Brasil estava sob a égide do elitismo, de uma história da elite, voltada a temas e personagens emblemáticos. 

Esse estado mudará a partir de um elemento fundamental e novo na qual norteará a atenção dos pesquisadores das diversas ciências sociais, chegando mais tardiamente ao campo dos historiadores, propiciados entre outros pela crescente interdisciplinaridade. Entra em cena a cultura popular e com ela estudos sobre a música popular em suas mais diversas ramificações (música urbana e rural: sertanejo, samba, pop rock...). Atualmente não é incomum a in-dissociação entre música e a noção de popular encaminhando pesquisadores para essa área. Por outro lado, a música se tornou um importante apoio pedagógico no ensino de História e nos dois casos o elemento trabalhado é a letra de canções olvidando-se o componente sonoro ou como podemos caracterizar a música propriamente dita.
 

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