Homenagem aos bibliotecários no dia 12 de março

Março, 2015
Renato Lessa
Artigo
Biblioteca, biblioteconomia, Palavra do presidente

Difícil dar a medida do privilégio de ocupar a Presidência da Biblioteca Nacional e, em tal condição, dirigir a vocês palavras de cumprimento, pelo dia de hoje. Tal como está posto no livro que aqui lançamos, no final do ano passado – À Biblioteca Nacional: pessoas, espaços e objetos – um dos segredos de nossos tesouros reside na guarda, no cuidado e na qualidade do trabalho que aqui se exerce sobre eles.

Além de seu acervo infinito, a excelência da Biblioteca Nacional depende em enorme medida da qualidade do trabalho, da entrega e da empatia institucional manifestadas pelo seu corpo de bibliotecárias e bibliotecários. Um justo lugar comum obriga-nos a reconhecer que, em instituições como esta, todos os dias são “Dias da(o) Bibliotecária(o)”. Mas, os símbolos são necessários, e o dia de hoje condensa a grande gratidão da Biblioteca Nacional, e de seu Presidente e seus diretores, pelo trabalho desenvolvido por aquele corpo.

Em um país que pouco lê, marcado por enorme déficit cultural e assolado por uma cultura midiática de baixa extração, instituições como esta são lugares de resistência. Guardar e dar a ver bens culturais valiosos – livros, jornais, mapas, manuscritos, partituras, imagens, objetos – é um ato de aposta e afirmação de que o país dispõe de recursos poderosos para resistir à recessão cultural.

O principal recurso, no entanto, é representado pelo trabalho que aqui se faz sobre os nossos acervos. Trata-se de um dia, portanto, pleno de razões para orgulho e alegria.

Meus cumprimentos ao corpo bibliotecário da Casa e meu abraço afetuoso.