Bolsista Doutorando
Este artigo constitui a apresentação dos resultados do trabalho de pesquisa desenvolvido junto à Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e seu Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP). Apresenta um estudo das “Conclusões de Retórica e Poética” (textos previstos no cotidiano escolar do Real Colégio de Mafra como exercícios literários e atividades avaliativas dos alunos da referida instituição de ensino), fazendo referência a outros textos preceptísticos da cultura letrada neoclássica portuguesa, como os Elementos de poética, retirados dos antigos e dos mais célebres modernos, de Pedro da Fonseca, e a Arte poética, de Francisco de Pina, a fim de propor uma leitura que, indo além de uma usual concepção que os toma como conjuntos rígidos de normas hauridas dos autores clássicos greco-latinos, retoma e explicita o diálogo produtivo que tais textos entretecem com sua cultura contemporânea, qual seja, a do complexo século XVIII português sob o reinado de D. José I e sua filha, D. Maria I. Nesse sentido, tal diálogo evidenciou-se a partir da elaboração de categorias e orientações para a produção de discursos retóricos e poéticos que, mais que se darem como repetição do exemplo dos antigos, se inserem nas questões prementes de reorganização do Estado português setecentista.
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