Anais da Biblioteca Nacional, vol. 128, 2008

Autor(es): 
vários

Este volume traz um estudo historiográfico de Iuri Lapa e Silva acerca do envolvimento da BN com a questão dos limites entre o Brasil e a Guiana Francesa, nos primeiros anos da República. Há também ensaios de Carlos Henrique Juvêncio da Silva acerca da Coleção Ernesto Senna e de Rose Mary Amorim sobre o papel da revista Manchete na construção do mito JK, bem como as palestras do VIII Encontro Nacional do Acervo Raro − ENAR, realizado em 2008. Por fim, a seção Preciosidades do Acervo traz foto, até agora desconhecida, de Marc Ferrez, retratando o salão de baile da Ilha Fiscal, descoberta por pesquisadores da Divisão de Manuscritos na Coleção José Olympio.

Contém as seguintes matérias: “O envolvimento da Biblioteca Nacional no processo de demarcação de limites com a Guiana Francesa: os usos políticos de um acervo documental”, por Iuri A. Lapa e Silva, ensaio de história institucional sobre episódio marcante na trajetória política da instituição; “Coleção Ernesto Senna. A construção de uma memória”, por Carlos Henrique Juvêncio da Silva, reflexão sobre a importância do trabalho documental nas instituições de memória; “O Governo JK e a Revista Manchete: a construção do mito”, por Rose Mary Guerra Amorim, estudo acompanhado de exaustivo levantamento das matérias publicadas por uma das mais importantes revistas ilustradas nos anos 1950-60 e ainda as palestras do VIII Encontro Nacional de Acervos Raros (ENAR).

Características (título)

Ano de publicação: 
2008
Versão disponível: 
digital
Formato: 
17,5 x 26 cm

Rótulos

Revistas e Periódicos

Anais da Biblioteca Nacional

Publicação mais antiga da Biblioteca Nacional (circula desde 1876), seu objetivo é apresentar o acervo da instituição – por meio, principalmente, de inventários, transcrições de documentos, estudos e pesquisas – e os conteúdos de atividades técnicas e culturais desenvolvidas anualmente, como seminários e ciclos de palestras.