Anais da Biblioteca Nacional vol. 137 - 2017

Autor(es): 
diversos

É com prazer que apresentamos mais um número dos Anais da Biblioteca Nacional! Com a continuidade de sua publicação mais antiga, a principal instituição cultural brasileira reafirma orgulhosamente seu papel de protetora do patrimônio histórico e documental nacional e sua missão de disponibilizá-lo para os pesquisadores e o público em geral, além de fomentar a pesquisa. Nem mesmo a série de vicissitudes ocasionadas pela epidemia de COVID-19 e a consequente necessidade de isolamento interromperam a vocação institucional da nossa Biblioteca Nacional.

Conteúdo desta edição

Abrindo este volume, o artigo O Catálogo de Panizzi e os sistemas de catalogação do século XIX: uma análise dos modelos aplicados na Biblioteca Nacional e em bibliotecas cariocas, de Gabriela Bazan Pedrão, analisa a contribuição do bibliotecário ítalo-britânico Anthony Panizzi e de sua equipe, que desenvolveram regras pioneiras de organização biblioteconômica e organizaram a Biblioteca Britânica.

O livro do olhar e do silêncio, de Ana Virginia Pinheiro, aborda um livro de horas do século XV como uma intrincada rede textual e estrutural de relações simbólicas e metafóricas: como um meio de traduzir revelações da fé e aspectos da vida cotidiana em termos sugestivos, não explícitos; termos estes que pressupõem a partilha homogênea de uma cosmovisão por seus leitores.

Reunimos, em seguida, os artigos apresentados no XI ENAR (Encontro Nacional de Acervos Raros), evento bienal sediado pela Biblioteca Nacional e de fundamental importância para a divulgação de acervos raros custodiados por instituições brasileiras.

Características (título)

Ano de publicação: 
2020
Versão disponível: 
digital
impressa
Formato: 
17,5 x 26cm
ISSN: 
0100-1922

Rótulos

Coleções e Séries

Anais da Biblioteca Nacional

Publicação mais antiga da Biblioteca Nacional (circula desde 1876), seu objetivo é apresentar o acervo da instituição – por meio, principalmente, de inventários, transcrições de documentos, estudos e pesquisas – e os conteúdos de atividades técnicas e culturais desenvolvidas anualmente, como seminários e ciclos de palestras.