Anais da Biblioteca Nacional vol. 140

Autor(es): 
diversos

O volume 140 apresenta nove artigos de temas muito diversos que abarcam a pluralidade do acervo da FBN. Os seis primeiros são frutos do trabalho executado pelo professor Fábio Frohwein de Salles Moniz junto à Fundação Biblioteca Nacional, ao lado de orientandos, no grupo de pesquisa Crítica Textual, no âmbito do projeto de extensão Núcleo de Documentação em Línguas Clássicas, realizado em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

No artigo “‘O Latim nas Obras Raras’: contexto e fundamentos teórico-metodológicos de um curso de latim instrumental para bibliotecários”, o professor Frohwein narra a experiência do curso de Latim oferecido a bibliotecários a partir de um pedido do PLANOR (Plano Nacional de Obras Raras). O autor expõe, ainda, os fundamentos teórico-metodológicos para o livro didático de Latim Instrumental dirigido a bibliotecários e arquivistas. Em Glossário de topônimos latinos do Brasil em Historia navigationis in Brasiliam: breves comentários, escrito em parceira com Lúcia Pestana da Silva, Fábio Frohwein analisa os topônimos latinos encontrados na obra Historia navigationis in Brasiliam, escrita pelo missionário francês Jean de Léry (1536-1613) e o contexto sociocultural na qual ela foi produzida e disseminada. Por sua vez, em As Heroinae de Júlio César Escalígero: seleção e tradução, escrito por Frohwein em conjunto com Thamara Martins Santos de Morais, os autores apresentam uma proposta de tradução para a obra Julii Caesaris Scaligeri, viri clarissimi, poemata omnia in duas partes divisa (1621), custodiada pelo setor de Obras Raras da Biblioteca Nacional. O artigo “Tradução de Speculum stultorum”, de Nigel de Longchamps, escrito em coautoria com Josué Gabriel de Freitas Kahanza Zito, apresenta a proposta de tradução de outra obra também custodiada pelo setor de Obras Raras da Biblioteca Nacional. Ao analisarem a obra e a trajetória de Longchamps, os autores destacaram sua imersão na vida intelectual durante a Idade Média e dentro do horizonte do pensamento eclesiástico cristão. O artigo “Os Rudimenta grammatices, de Nícolo Perotti”, de autoria do professor Frohwein e Marcelle Mayne Ribeiro da Silva, mostra uma discussão filológica a respeito dos Rudimentae grammatices que, segundo os autores, circularam pela Europa entre os séculos XV e XVI. Mais precisamente, focam em uma peça custodiada pelo setor de Obras Raras da Biblioteca Nacional: a Gramática Latina de Nícolo Perotti. No artigo “Edição comentada da correspondência entre Paolo Manuzio e Marc Antoine Muret”, de autoria de Fábio Frohwein e Esther da Silva Martins, os autores reconheceram a importância do diálogo entre Manuzio e Muret para pesquisadores da área de Latim e também de tipografia, derivando daí os esforços na recuperação da correspondência entre eles.

O volume 140 segue apresentando o artigo “Segurança patrimonial em bibliotecas universitárias: relato de experiência no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais”, de autoria de Wellington Marçal de Carvalho, Anália das Graças Gandini Pontelo e Diná Marques Pereira Araújo, em que os autores se debruçam sobre casos de furtos de acervo de obras raras da biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais, além das estratégias adotadas pela universidade na recuperação dessas peças.

No artigo “Resistência no papel: a imprensa de oposição à ditadura civil-militar no Brasil no acervo da Fundação Biblioteca Nacional”, o autor e servidor da FBN, Bruno Brasil, se debruça sobre a coleção de imprensa alternativa depositada no setor de Publicações Seriadas da Biblioteca Nacional, totalizando cerca de 450 periódicos que circularam entre os anos 1960 e 1980.

Encerrando o volume, o volume 140 apresenta o artigo “A produção verbovisual de Raul Pompeia no acervo da Biblioteca Nacional”, de autoria de Gilberto Araújo de Vasconcelos Junior, que também é a fonte do Caderno de Imagens. Tendo como base a produção do referido escritor, o autor tem como foco a relação entre o texto e as imagens que também eram produzidas por Pompeia.

Características (título)

Ano de publicação: 
2022
Versão disponível: 
digital
impressa
ISBN: 
0100-1922

Rótulos

Anais
acervo
Acervos raros
Biblioteca
Pesquisas

Anais da Biblioteca Nacional

Publicação mais antiga da Biblioteca Nacional (circula desde 1876), seu objetivo é apresentar o acervo da instituição – por meio, principalmente, de inventários, transcrições de documentos, estudos e pesquisas – e os conteúdos de atividades técnicas e culturais desenvolvidas anualmente, como seminários e ciclos de palestras.