Conservadores, restauradores e cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional | de 1880 a 1980 |

Autor(es): 
Thais Helena de Almeida

Guardiã de parte expressiva da memória do país, a Biblioteca Nacional é, antes de tudo, um espaço de preservação da memória – dos livros e dos homens que preencheram e que percorreram suas estantes. Mas ela é também um espaço de preservação da memória
dos profissionais que trabalharam na preservação do precioso acervo institucional. Daí decorre o valor deste trabalho da pesquisadora, conservadora e restauradora Thais Helena de Almeida, que escolheu trabalhar com a narrativa dos profissionais conservadores, restauradores e cientistas, compreendendo como certas escolhas e ações influenciaram diretamente na guarda do acervo bibliográfico institucional. As memórias desses profissionais e suas ações de preservação que remontam ao século XIX e avançaram para o XX na Biblioteca Nacional se revelam, então, o objeto deste livro bastante significativo. (Daniel André Pacheco Fernandes, Editor)
 

Conteúdo desta edição

Coleção Ramiz Galvão ; v. 5

Características (título)

Ano de publicação: 
2021
Versão disponível: 
digital
Formato: 
21 cm
ISBN: 
978-65-5940-007-2

Rótulos

acervo
Coleções e Séries
Ramiz Galvão

Coleção Ramiz Galvão

Esta coleção tem como objetivo contribuir para a difusão de temas atuais e fundamentais no extenso campo da biblioteconomia e da ciência da informação, como a criação e a operação de bibliotecas digitias, a preservação de publicações eletrônicas e dos repósitórios digitais e a edição de catálogos digitais. O nome da coleção é uma homenagem a um dos mais dedicados diretores da Biblioteca Nacional, Benjamim Franklin de Ramiz Galvão, que, entre 1872 e 1884, se dedicou a modernizar e definir os papéis que caberiam à Biblioteca Nacional.