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Cursos da Casa de Leitura 8: biblioteca e mediação da leitura
“No final da década de oitenta, especialistas anunciaram que a humanidade estava saindo de uma sociedade pós-industrial e ingressando numa sociedade da informação. (...) Em seguida, assistimos a mais duas revoluções: a tecnológica e a da globalização. Apesar de todos os benefícios advindos dessas revoluções, acreditamos que, à medida que elas romperam com diversos padrões e paradigmas, também colaboraram com a questão da exclusão social. Começaram então a surgir diversos questionamentos: como as pessoas que não se aproveitaram da revolução de Gutenberg poderão ser incluídas na sociedade da informação? A falta de um público leitor poderá contribuir para a dependência cultural e educacional? Os analfabetos continuarão a ser manipulados no processo informacional e na formação da opinião pública? Numa nova sociedade que preza a indústria de conteúdos, como ficarão os países latino-americanos que até hoje não possuem uma infraestrutura informacional composta de bibliotecas infantis, bibliotecas escolares e bibliotecas públicas, além de uma modesta e dependente indústria editorial? Como será a convivência do livro impresso com o eletrônico? (...)
Todos os artigos refletem um tema atual e de grande dimensão que é a questão de formar um público leitor consciente do seu papel na sociedade da informação. Assim sendo, a leitura tem que ser vista como um símbolo de inclusão social para acabar com as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das comunidades brasileiras.”
Emir José Suaiden
(texto do prefácio)
Neste número: Alexandre Luis Schultz Bier, Cristiane Costa, Fernanda Felisberto, Isabel Osório Tubino do Coutto, Pedro Benjamin Garcia, Sônia Travassos, Wanda Medrado Abrantes.
Características (título)
Rótulos
Coleção Cursos da Casa da Leitura
A coleção tem por objetivo divulgar os conteúdos temáticos dos cursos oferecidos na sede do Programa Nacional de Incentivo à Leitura – PROLER-FBN. Cada edição contém uma série de artigos que fornecem a seus comitês e a outras instituições dedicadas à valorização do ato de ler um conjunto de reflexões e referenciais práticos capazes de suscitar estratégias de ação e de propagar a causa do incentivo à leitura.