A representação da informação na Biblioteca Nacional: do documento tradicional ao digital

Autor(es): 
Angela Monteiro Bettencourt

Coleção Ramiz Galvão 1

Coleção Ramiz Galvão - vol. 1

Primeiro volume da nova Coleção Ramiz Galvão, série criada para divulgar estudos nas áreas da ciência da informação e da biblioteconomia, esta obra, de autoria da bibliotecária Angela Bettencourt, funcionária da Biblioteca Nacional e coordenadora da BNDigital, trata, em consistente perspectiva histórica, do processo de organização e tratamento (ou representação) da informação na Biblioteca Nacional. A autora analisa a evolução dos padrões, normas e protocolos para a representação da informação até os dias atuais, em que se impõem a automação dos acervos, o compartilhamento da informação e a necessária interoperabilidade. O livro destina-se a profissionais, pesquisadores e estudantes de biblioteconomia, ciência da informação e áreas afins.

“Este livro confirma que a Biblioteca Nacional vem cumprindo e suplantando sua missão como instituição de guarda e disseminação da memória e, também, como agência bibliográfica responsável pela normatização do tratamento da informação em nível nacional.

As normas, padrões e protocolos utilizados por esta instituição para a automação de sua coleção, aqui amplamente descritos e detalhados, podem constituir instrumento importante para guiar bibliotecas e centros de informação na implantação de processos de automação bibliográfica, de forma a permitir o compartilhamento de dados e a formação de consórcios ou federações de bibliotecas e centros de informação.

Ao se alinhar aos tempos digitais, a Biblioteca Nacional assimilou os novos recursos oferecidos pela tecnologia, que representam a possibilidade do acesso amplo e irrestrito à memória documental da humanidade. Os padrões e protocolos igualmente documentados e analisados neste estudo, através de dois projetos internacionais, validam o modelo de representação da informação digital adotado pela instituição, o qual pode vir a subsidiar e fomentar a criação de repositórios em ambiente nacional e internacional”.

(texto da contracapa)

Sobre a autora

Angela Monteiro Bettencourt é formada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, especialista em Indexação da Informação pela Universidade Santa Úrsula e mestre em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Funcionária da Biblioteca Nacional desde 1983, chefiou a Divisão de Bibliografia Brasileira de 1995 a 2003, quando se tornou Coordenadora de Informação Bibliográfica. Foi também responsável pela gerência das bases de dados bibliográficos da Biblioteca Nacional e hoje coordena a Biblioteca Nacional Digital. É membro da seção da International Federation of Library Associations and Institucions – IFLA para América Latina e Caribe (IFLA/LAC).

 

Características (título)

Ano de publicação: 
2014
Versão disponível: 
digital
impressa
ISBN: 
978-85-333-0731-5

Rótulos

Coleções e Séries

Coleção Ramiz Galvão

Esta coleção tem como objetivo contribuir para a difusão de temas atuais e fundamentais no extenso campo da biblioteconomia e da ciência da informação, como a criação e a operação de bibliotecas digitias, a preservação de publicações eletrônicas e dos repósitórios digitais e a edição de catálogos digitais. O nome da coleção é uma homenagem a um dos mais dedicados diretores da Biblioteca Nacional, Benjamim Franklin de Ramiz Galvão, que, entre 1872 e 1884, se dedicou a modernizar e definir os papéis que caberiam à Biblioteca Nacional.