Revista do Livro da Biblioteca Nacional, ano 15, n. 48 – Itália no Brasil

Autor(es): 
Diversos autores

Neste número: Alberto Dines, Alessandra Vannucci, Andrea Lombardi, Benicio Medeiros, Carlos Sussekind, Cecilia Prada, Elmer C. Barbosa, Ira Maciel, Ivo Barroso, Léo Schlafman, Leonardo Fróes, Marcia Abreu, Marcus Tadeu Daniel Ribeiro, Mario Pontes, Maurício Santana Dias, Miguel Sanches Neto, Milena Viana, Silviano Santiago, Valéria Lamego.

“(...) não há como deixar de reconhecer a antiga empatia cultural que aproxima o Brasil da Itália e vice-versa, e este é o tema de capa desta Revista do Livro, que vem oferecendo ao leitor, desde 1956, com algumas interrupções, matéria de reflexão sobre a leitura, a produção literária e o movimento editorial brasileiros. Fruto de afinidades que se iniciam no final do século XIX, com as primeiras grandes levas de imigrantes oriundos da Itália que por aqui deitaram raízes, pode-se mesmo dizer que o cânone da nossa literatura moderna enforma-se, como se verá nas próximas páginas, num modelo vanguardista importado da Itália. Se depois da semana de 1922 esta literatura ganhou autonomia e brasilidade, terão ficado nela algumas gotas do bom sangue italiano, o que afinal explicará, pelo menos em parte, os fatos acima expostos, decorrentes de uma mútua admiração.”

Benicio Medeiros

(texto da apresentação)

Características (título)

Ano de publicação: 
2007

Rótulos

Revistas e Periódicos

Revista do Livro

Lançada em 1956 pelo antigo Instituto Nacional do Livro, a Revista do Livro da Biblioteca Nacional contou com nomes expressivos como Carlos Drummond de Andrade, Alexandre Eulálio e Augusto Meyer e continua um importante espaço do pensamento bibliológico, biblioteconômico e bibliográfico brasileiro.