Biblioteca Nacional recebe anteprojeto do novo edifício anexo

sexta-feira, 14 de agosto de 2015.
Notícia
prédio anexo, arquitetura, IAB
A Biblioteca Nacional (BN) recebe nesta sexta-feira, 14 de agosto, o anteprojeto para a renovação do prédio anexo, localizado no cais do porto do Rio de Janeiro. Desenvolvida pelo escritório Vigliecca & Associados, a proposta vencedora do concurso realizado pelo IAB RJ em cooperação com a CDURP e a BN para o Anexo da Biblioteca Nacional prevê a reforma e ampliação do prédio localizado no Cais do Porto que abriga serviços e parte do acervo da instituição.

galeria-480-biblioteca-nacional-recebe-anteprojeto-novo.jpg

1º lugar - Hector Ernesto Vigliecca Gani – Projeto 120
1º lugar - Hector Ernesto Vigliecca Gani – Projeto 120

O projeto cria uma biblioteca contemporânea que integra o edifício ao espaço urbano. O térreo cede espaço a uma praça pública coberta, que se conecta à frente marítima e ao parque que irá percorrer toda a nova orla do cais. O edifício abrigará salas de leitura com vista para o mar, voltadas a públicos de todas as idades, e a Hemeroteca Brasileira. Além disso, vai abrigar a estrutura administrativa da FBN, deixando o atual edifício-sede com as obras raras e exposições, seguindo sua vocação de patrimônio histórico.

O anteprojeto registra aspectos como a volumetria dos espaços internos e os materiais do projeto arquitetônico. O anteprojeto encontra-se em análise pelos principais órgãos licenciadores, como Secretaria Municipal de Urbanismo e Corpo de Bombeiros. A gerente do projeto, arquiteta Elaine Silva, do Vigliecca & Associados, conta que a próxima etapa será de detalhamento e especificação para a futura contratação das obras.

Sócio-fundador do escritório Vigliecca & Associados, Vigliecca conta que o projeto dialoga com a situação urbana da zona portuária do Rio de Janeiro, atualmente em processo de revitalização. “A construção recupera a vista do mar, reconstrói as esquinas e será aberta ao público”, explica.

O arquiteto afirma que o escritório contou com o apoio da equipe técnica da Biblioteca Nacional “que tem um olhar bastante cuidadoso para os ajustes específicos”. Segundo ele, o projeto arquitetônico cria condições para uma moderna estrutura de ar condicionado, capaz de dar conforto aos usuários e funcionários da FBN, e sistema prevenção e combate a incêndios a fim de proteger as pessoas e o importante acervo que o edifício irá abrigar.

1º lugar - Hector Ernesto Vigliecca Gani – Projeto 120
Cerimônia de divulgação do Concurso
Cerimônia de divulgação do Concurso