Biblioteca Nacional celebra aniversário de 205 anos

quinta-feira, 29 de outubro de 2015.
Evento
prédio anexo, desenho, arquitetura
A Biblioteca Nacional comemorou aniversário de 205 anos no último dia 29 de outubro, quinta-feira, com uma celebração a partir das 16h que reuniu seus servidores nos jardins do prédio sede. Em discurso para mais de 100 pessoas presentes, o presidente da Biblioteca Nacional lembrou a importância da instituição, que antecede a própria formação do país, e seu papel determinante na guarda e difusão de um acervo de valor inestimável para os brasileiros.

Biblioteca Nacional-2132.jpg

O arquiteto Héctor Vigliecca e o presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, durante o evento de doação dos croquis.
O arquiteto Héctor Vigliecca e o presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, durante o evento de doação dos croquis.

Em seguida, chamou ao palco o consagrado arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca para um anúncio especial: o autor do projeto do edifício anexo, denominado Biblioteca Nacional do Cais do Porto, assinou um termo de doação pelo qual entregou à Biblioteca Nacional um total de seis croquis sobre papel manteiga (exibidos em cavalete durante a cerimônia), mais um caderno de croquis com dezenas de desenhos que registram o processo criativo de concepção inicial do projeto.

Em breve discurso, Hector Vigliecca afirmou que “é um privilégio e alegria fazer algo bastante inédito: colocar no acervo da melhor casa que existe no Brasil a palavra desenhada. Porque nós arquitetos escrevemos através dos desenhos e essas são as ‘frases’ iniciais da concepção de um novo projeto que vai marcar uma transformação muito importante para esta casa.” Também estavam presentes no evento outros membros da equipe de elaboração do projeto, como a coautora Luciene Quel e a gerente de projeto Elaine Silva. “Esses desenhos têm muito a dizer e a Biblioteca Nacional é o melhor lugar onde eles podem estar”, concluiu Héctor.

O arquiteto da Biblioteca Nacional, Luiz Antonio Lopes de Souza, comenta uma das pranchas do projeto da Biblioteca Nacional do Cais do Porto com o próprio autor, Héctor Vigliecca.
O presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, discursou para servidores no dia do aniversário de 205 anos da instituição.
O arquiteto Héctor Vigliecca, autor do projeto da Biblioteca Nacional do Cais do Porto, foi chamado ao palco pelo presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, para a doação dos croquis originais do projeto.
Renato Lessa recebe os croquis do projeto da Biblioteca Nacional do Cais do Porto, doados pelo arquiteto Héctor Vigliecca.