Joaquim Marçal representa a Biblioteca Nacional no principal evento de bibliotecas do mundo

quinta-feira, 3 de outubro de 2019.
Evento
IFLA, World Digital Library - WDL, BNDigital, Evento, biblioteconomia
O coordenador da Biblioteca Nacional Digital, Joaquim Marçal Andrade, representou oficialmente a Biblioteca Nacional na 85ª Conferência Geral e Assembleia da IFLA – o principal evento da biblioteconomia no mundo –, realizada ao longo da semana de 24 a 30 de agosto, em Atenas, na Grécia.

Marçal participou da Assembleia Geral da IFLA, responsável pelas decisões estratégicas da IFLA, com impacto direto no funcionamento futuro da instituição. Participou da Conferência dos Diretores de Bibliotecas Nacionais (CDNL – Conference of Directors of National Libraries), tendo interagido com presidentes e representantes das bibliotecas nacionais de Áustria, Estados Unidos (Library of Congress), Grécia e Nigéria, entre outras. Na ocasião, trocou informações com lideranças de bibliotecas nacionais de diversos países. Este ano, o tema proposto para discussão junto aos participantes foi por que as bibliotecas nacionais têm relevância, agora e no futuro, apontando para uma revisão e análise do papel estratégico que essas instituições têm para os jovens, e como podem se manter relevantes pelos próximos anos.

Durante o evento, Joaquim Marçal marcou presença também em uma reunião especial promovida pelo Comitê Executivo da World Digital Library (WDL), instituição da qual o Brasil é membro fundador através de sua Biblioteca Nacional, que tem itens relevantes de seu acervo digital (fotografias e mapas) no repositório da WDL. “A Biblioteca Nacional tem assento no comitê executivo da WDL, coordenação que sempre foi realizada através da BNDigital”, esclarece Marçal.

Os participantes discutiram a realocação da WDL para uma nova hospedagem tecnológica – atualmente, o serviço é oferecido pela Library of Congress, que descontinuará seu suporte em breve –, bem como migração da aplicação para uma nova plataforma tecnológica, mais moderna e propícia à colaboração de seus participantes, com a possibilidade de colaboração direta – atualmente, qualquer publicação na plataforma é mediada por uma equipe de especialistas. Por fim, foi discutida estratégia de captação, abrindo a possibilidade de novas fontes de financiamento para a iniciativa, com vistas a viabilizar a operação contínua do serviço.

Durante o evento, Joaquim Marçal participou de reuniões de apresentação de trabalhos e deliberação do Programa Estratégico da IFLA em Preservação e Conservação (IFLA-PAC), que neste momento tem dado especial ênfase à prevenção de desastres e ao tema urgente da preservação digital, que neste momento interessa a todos.

Por fim, os representantes presentes ao Congresso da IFLA realizaram uma visita às novas instalações da Biblioteca Nacional da Grécia, um belo e imponente prédio inaugurado recentemente – viabilizado a partir de um substancial investimento do Centro Fundação Cultural Stavros Niarchos.

Joaquim Marçal finaliza indicando que sua participação nos eventos promovidos pela IFLA serviu para reforçar laços com bibliotecas de todo o mundo, além de estabelecer novos contatos com vistas a possíveis colaborações futuras: “isto é particularmente importante neste momento, em que estamos realizando um grande esforço pela integração da BNDigital às principais redes de preservação digital do país e do exterior. Com a finalidade de preparar a Biblioteca Nacional para assumir novos desafios, estamos trabalhando ativamente na atualização tecnológica de nosso datacenter”.

O local de realização da 85ª Conferência Geral e Assembleia da IFLA no Megaron Athens_International Conference Centre.
Os congressistas participaram de uma visita à novíssima e imponente estrutura da Biblioteca Nacional da Grécia.
Sessão de encerramento da Assembleia da IFLA.