24 de outubro, aniversário de Ramalho Ortigão: original de Cartas Portuguesas

A Série Documentos Literários, colaboração da Divisão de Manuscritos, lembra o aniversário de Ramalho Ortigão, escritor português que publicou mais de quinhentas colaborações na imprensa do Brasil.
Capa de Cartas Portuguesas, de José Duarte Ramalho Ortigão.
literatura, Documentos Literários

José Duarte Ramalho Ortigão (Porto, 24 de outubro de 1836 – Lisboa, 27 de setembro de 1915) frequentou o curso de Direito em Coimbra e foi professor de francês antes de começar a publicar no Jornal do Porto, em 1855. Participou da “questão coimbrã”, polêmica literária que opôs o Romantismo e o Realismo e marcou a Literatura portuguesa na segunda metade do século XIX; por conta das discussões, chegou a enfrentar o poeta Antero de Quental num duelo a espada, do qual saiu ferido.

 Em 1868 foi viver em Lisboa e travou amizade com Eça de Queirós, com quem escreveu “O Mistério da Estrada de Sintra” (1870). O livro marcou o surgimento do gênero policial em Portugal, mas seus próprios autores, anos mais tarde, o classificaram como “execrável”. Foi também membro de várias Sociedades literárias, científicas e artísticas e bibliotecário da Real Biblioteca d´Ajuda, da qual pediu demissão em 1910 por não concordar em servir a um governo republicano.

A obra mais conhecida de Ramalho Ortigão é o conjunto de volumes intitulado “As Farpas”, composto por publicações mensais que se estenderam desde 1871 a 1882 (foram reunidas em livros anos depois) e se constituem em finas observações sobre a sociedade, a política e os costumes em Portugal. O escritor também publicou biografias e um livro de contos e colaborou com diversos jornais. Entre 1877 a 1915, embora com interrupções, colaborou com o “Gazeta de Notícias”, publicado no Brasil, que visitou em 1887. Os artigos integraram várias séries;   que mais se destacou foram as “Cartas Portuguesas”, em que abordou temas diversos, desde questões religiosas a uma análise dos dicionários publicados em seu país.

A Divisão de Manuscritos possui alguns originais das “Cartas Portuguesas” em sua Coleção Literatura. Os documentos se encontram na BN Digital e podem ser consultados acessando o link.

Capa de Cartas Portuguesas, de José Duarte Ramalho Ortigão.
Segunda página de Cartas Portuguesas, de José Duarte Ramalho Ortigão.
Terceira página de Cartas Portuguesas, de José Duarte Ramalho Ortigão.