Anna Faedrich e as escritoras na virada do século XX

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015.
Perfil
pesquisa, pesquisador
Pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional em sistema de residência pelo Programa Nacional de Apoio a Pesquisa (PNAP-R), Anna Faedrich desenvolve um trabalho sobre as mulheres escritoras na virada do século XIX para o XX. O trabalho da pesquisadora tem por objetivo reconstituir a participação de algumas escritoras cariocas na imprensa periódica da época, além de refletir sobre o conteúdo e a repercussão de suas publicações e investigar o apagamento destas escritoras na historiografia literária brasileira.

cobertura-824-anna-faedrich-escritoras-virada-seculo-xx.jpg

Anna Faedrich, pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional em sistema de residência pelo Programa Nacional de Apoio a Pesquisa (PNAP-R).
Anna Faedrich, pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional em sistema de residência pelo Programa Nacional de Apoio a Pesquisa (PNAP-R).

Esta investigação vem na sequência de projetos anteriores da pesquisadora sobre a escritora carioca Albertina Bertha, sua obra literária e, também, sua participação ativa na imprensa periódica. Seu mestrado se centrou na análise do romance Exaltação, publicado em 1916 e reeditado cinco vezes. Anna Faedrich insere a escritora Albertina na linhagem do romance de introspecção e procura entender a exclusão desta escritora das histórias de literatura brasileira. A pesquisadora mostra que Albertina Bertha, hoje, é uma escritora desconhecida; seus romances não foram mais reeditados, sendo classificados como obras raras em poucas bibliotecas do Brasil e de Portugal.

Anna Faedrich é doutora em Letras – Teoria da Literatura – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Lecionou Literatura Brasileira na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Publicou vários artigos em revistas acadêmicas e capítulos de livro, e está organizando uma reedição crítica do romance Exaltação, de Albertina Bertha, cujo acesso é extremamente limitado. Na Fundação Biblioteca Nacional, com o projeto “As mulheres do século XIX e a imprensa periódica”, Anna Faedrich visa não só identificar e interpretar a participação de escritoras nos principais jornais e revistas da virada do século XIX para o XX, mas também resgatar – do completo esquecimento – nomes importantes no espaço literário e intelectual da época. Além disso, este trabalho pretende contribuir para a elaboração de novas histórias da literatura, em que os perfis femininos (e suas produções) recebam espaço de análise e de consideração, bem como a permanência na tradição literária brasileira. 

Para conhecer melhor o acervo sobre mulheres escritoras dos séculos XIX e XX , acesse a Hemeroteca Digital.