BN abre a exposição "Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional"

quinta-feira, 30 de julho de 2015.
Evento
Cartografia, História do Brasil, Geógrafo
A Biblioteca Nacional abriu nesta quinta-feira, 30 de julho, a exposição "Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional", com documentos do acerto de Cartografia da instituição. São 40 imagens de alta relevância histórica em uma exposição que tomou todo o terceiro andar do prédio sede, no Rio de Janeiro.

cobertura-1583-bn-abre-exposicao-historica-cartographica.jpg

Salão de Obras Raras da Biblioteca Nacional com diversos exemplares de mapas na exposição Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional.
Salão de Obras Raras da Biblioteca Nacional com diversos exemplares de mapas na exposição Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional.

A exposição conta a história da cartografia no Ocidente, com foco especial no desenvolvimento das representações do território brasileiro. A história das fronteiras brasileiras é contada desde seu início, com contornos imprecisos pela primeira representação da “Terrae sancta crucis” pelo explorador holandês Johannes Ruysch (1508), até a consolidação das fronteiras do país, no Século XX.

O evento – que contou com cobertura jornalística de equipe da TV Brasil – foi aberto com discursos do presidente da Biblioteca Nacional, Renato Lessa, da chefe do acervo de Cartografia, Maria Dulce de Faria, e do Presidente da 27ª Conferência Internacional de Cartografia, Paulo Márcio Leal Menezes, nesta quinta-feira, 30 de julho, às 11h.

Mapa do Brasil datado de 1893.
Renato Lessa, presidente da Biblioteca Nacional, e Maria Dulce de Faria, chefe do acervo de Cartografia da Biblioteca Nacional.
Equipe da TV Brasil cobre a abertura da exposição Historica Cartographica Brasilis in Biblioteca Nacional na Biblioteca Nacional.